O que são Extratos Supercríticos de CO2?
Os extratos supercríticos de CO2 também são chamados de extratos de CO2 e, às vezes, simplesmente como CO2s .
Extratos de CO2 são produzidos usando um método conhecido como extração de dióxido de carbono supercrítico . Em seu estado normal, o dióxido de carbono é um gás que respiramos continuamente.
Usando equipamentos especializados de extração supercrítica de CO2, no entanto, o dióxido de carbono pode ser pressurizado até atingir um estado fascinante em que é simultaneamente um líquido e um gás. Isso é conhecido como seu estado supercrítico . O dióxido de carbono que atingiu o estado supercrítico é capaz de atuar como um solvente superior que pode dissolver os componentes naturais presentes no material botânico que é exposto ao CO2 supercrítico dentro do equipamento especializado utilizado para esse fim.
Depois, o CO2 é trazido de volta à pressurização natural e o CO2 retorna ao seu estado gasoso normal. O que resta é o Extrato de CO2 natural resultante.
Como os extratos supercríticos de CO2 se comparam aos absolutos?
Os absolutos são tipicamente extraídos com solvente usando hexano como solvente. Traços de hexano podem permanecer no absoluto final. No entanto, com a extração supercrítica de CO2, o CO2 é usado como solvente e todo o CO2 retorna ao seu estado gasoso normal após a conclusão da extração. A extração supercrítica de CO2 elimina o risco de vestígios de solventes químicos remanescentes no extrato acabado.
Como os extratos supercríticos de CO2 se comparam aos óleos essenciais?
A produção de óleos essenciais requer calor para destilar o material vegetal. Mesmo para óleos cítricos prensados a frio, algum calor pode ser envolvido devido ao atrito envolvido. Os extratos de CO2 possuem uma vantagem sobre os óleos essenciais porque o material botânico e o processo de extração supercrítica de CO2 requerem muito menos calor.
A extração supercrítica de CO2 pode ser usada para produzir óleos carreadores e outros produtos?
A extração supercrítica de CO2 não se limita apenas à produção de extratos aromáticos. A extração de CO2 também pode ser usada para produzir lipídios superiores (óleos transportadores) que contêm mais materiais insaponificáveis benéficos da planta que a prensagem a frio não é capaz de extrair.
Embora os óleos base prensados a frio devam ser prensados a temperaturas muito baixas, o atrito que ocorre ainda pode gerar calor durante o processo. Além disso, nem todos os produtores realmente medem a temperatura durante a produção do óleo transportador e ainda afirmam que o transportador é "prensado a frio".
Extratos de CO2 estão se tornando cada vez mais disponíveis através de varejistas e atacadistas que fornecem óleos essenciais. Assim como os óleos essenciais, os Extratos de CO2 são normalmente vendidos em frascos de vidro. No entanto, alguns extratos de CO2 são muito espessos e, às vezes, são vendidos em pequenos frascos. Para obter informações sobre como trabalhar com óleos essenciais espessos e extratos de CO2, consulte Usando e misturando óleos aromáticos espessos .
Qual é a diferença entre CO2 Select Extracts e CO2 Total Extracts?
Ao comprar extratos supercríticos de CO2, você deve encontrar extratos descritos como CO2 Select Extract ou CO2 Total Extract. A diferença entre Select e Total CO2 Supercritical Extracts pode ser importante.
Extratos selecionados de CO2
Para criar um CO2 Select Extract , baixa pressão é usada durante o processo de extração. Os CO2 Select Extracts geralmente contêm os componentes voláteis (aromáticos) do botânico que são solúveis em CO2 liquefeito. Cada uma das moléculas aromáticas tem seu próprio peso molecular. Algumas moléculas aromáticas são muito pesadas para estarem presentes em um óleo essencial destilado a vapor. No entanto, algumas das moléculas aromáticas mais pesadas estão presentes em CO2 Select Extracts. Portanto, CO2 Select Extracts geralmente tem um cheiro mais próximo do aroma da erva natural do que alguns óleos essenciais destilados a vapor.
Extratos totais de CO2
Para criar um Extrato Total de CO2 , uma pressão muito maior é usada. CO2 Total Extracts contém todas (ou quase todas) as moléculas que são solúveis em CO2 supercrítico. Os extratos totais de CO2 tendem a ser muito mais espessos do que os extratos selecionados de CO2, pois geralmente contêm os constituintes solúveis de CO2 aromáticos voláteis e também os lipídios naturais, ceras e outras moléculas solúveis de CO2 presentes no botânico. Para obter informações sobre como trabalhar com óleos essenciais espessos e extratos de CO2, consulte Usando e misturando óleos aromáticos espessos .
O que são Extratos Subcríticos de CO2?
O processo usado para criar extratos subcríticos de CO2 é semelhante ao processo de extração supercrítica, exceto que a pressão e a temperatura usadas não permitem que o dióxido de carbono atinja a fase supercrítica. A extração subcrítica de CO2 normalmente extrai as moléculas aromáticas mais leves que possuem estruturas de carbono variando entre C5 e C22. Os óleos essenciais consistem tipicamente em moléculas aromáticas que variam em tamanho de C5 a C20. De todas as classificações de Extratos de CO2, os Extratos Subcríticos de CO2 são os que mais se assemelham à consistência e ao aroma dos óleos essenciais. No entanto, os extratos subcríticos de CO2 tendem a ter um cheiro mais parecido com o do material botânico fresco do que seus equivalentes de óleo essencial. [Fonte: Mark Webb, Course: CO2 Extracts: The How, What, Where, When & Why. v1.3 - v1.6. 2017-2019.]
Como o custo dos extratos de CO2 se compara aos óleos essenciais?
Extratos de CO2 tendem a custar mais do que suas contrapartes de óleo essencial. Isso ocorre principalmente porque o custo do equipamento para produzir extratos de CO2 é significativamente mais caro do que o custo dos alambiques necessários para produzir óleos essenciais. No entanto, o custo de alguns extratos de CO2 são comparáveis ou quase comparáveis aos de seus óleos essenciais. Encontrei extratos de CO2 que são um pouco mais baratos. Realmente depende do mercado e da qualidade dos óleos essenciais com os quais você os está comparando. Hesito em dar exemplos específicos porque óleos essenciais e extratos de CO2 variam de preço.
Devo comprar o extrato de CO2 em vez do óleo essencial sempre que possível?
Certamente há momentos em que é mais benéfico comprar o Extrato de CO2 em vez do Óleo Essencial. No entanto, há uma curva de aprendizado ao trabalhar com Extratos de CO2 e há menos informações de segurança disponíveis específicas para Extratos de CO2. Tal como acontece com os óleos essenciais, os Extratos de CO2 devem ser estudados com cuidado e sensatez para determinar a adequação para seu uso e aplicação. Como os extratos de CO2 podem conter mais moléculas aromáticas e lipofílicas presentes na planta do que os óleos essenciais, é prudente ter muito cuidado ao usar extratos de CO2, principalmente ao usar um novo extrato de CO2 pela primeira vez.
Como faço para aprender mais sobre extratos de CO2?
Veja a recomendação do livro CO2 Extracts in Aromatherapy mostrada abaixo. Fique de olho também em educadores experientes e respeitáveis que podem oferecer aulas e workshops sobre extração de CO2. O autor e educador de medicina aromática Mark Webb ocasionalmente oferece um curso de extração de CO2 de fim de semana.