Guia para Avaliar o Aroma de um Óleo Essencial
Se você for como eu, é natural querer cheirar um óleo essencial diretamente da garrafa. Sério, como não podemos? Quando o(s) óleo(s) essencial(is) que pedimos chegam pelo correio, queremos ansiosamente abrir nossos preciosos novos aromas, levar cada frasco às narinas, um por um, e dar uma boa cheirada.
Avaliar o aroma de um óleo essencial simplesmente cheirando diretamente da garrafa não é o ideal. Não estou sugerindo inteiramente que você pare de cheirar seus óleos essenciais da garrafa se estiver buscando uma gratificação imediata ou deseja ansiosamente obter uma impressão rápida do aroma, mas não forme uma opinião sobre um determinado óleo essencial estritamente fazendo que. Além disso, abrir e fechar continuamente um frasco de óleo essencial pode acelerar a oxidação do óleo.
Quando você cheira diretamente de uma garrafa de óleo essencial, o gargalo fino da garrafa pode ser extremamente limitante porque não permite que um óleo essencial divulgue totalmente sua complexidade e sua paleta completa de notas aromáticas. Além disso, se qualquer outro óleo essencial entrar em contato com o rótulo ou frasco, esse resíduo aromático pode interferir na sua capacidade de avaliar com precisão o aroma do óleo essencial dentro do frasco.
Quando precisar de uma avaliação rápida, é melhor retirar a tampa do óleo essencial, virar a tampa de cabeça para baixo e cheirar o interior da tampa. Dito isso, cheirar pela tampa ainda não é a melhor maneira de avaliar completamente o aroma de um óleo essencial. No entanto, geralmente pode lhe dar uma ideia geral melhor do que cheirar no gargalo da própria garrafa.
Método recomendado para avaliar o aroma de um óleo essencial
Uma maneira muito melhor de avaliar o aroma de um óleo essencial é aplicar uma ou duas gotas de óleo essencial em uma tira de teste de fragrância* e avaliar o aroma cheirando a tira de teste em vez do frasco ou da tampa do frasco.
Para uma avaliação mais completa do óleo à medida que ele muda com o tempo, avalie o aroma cheirando a tira em intervalos de tempo definidos, como imediatamente após a aplicação e novamente após um minuto, 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos, 1 hora, 6 horas, 12 horas e após 1 dia. Pode ser útil manter um caderno para registrar suas avaliações aromáticas.
Os óleos essenciais são compostos por muitos tipos de moléculas aromáticas, também conhecidas como constituintes. Pode haver cem ou mais constituintes que estão naturalmente presentes em um óleo essencial. Alguns constituintes pesam mais do que outros. Os constituintes mais leves, muitas vezes referidos na perfumaria como notas de topo, evaporam mais rapidamente. As mais pesadas, conhecidas como notas de base, tendem a evaporar mais lentamente. Com o tempo, o aroma de um óleo essencial muda à medida que os diferentes constituintes evaporam. Portanto, pode ser útil avaliar o aroma de um óleo essencial ao longo do tempo, em vez de apenas após a aplicação inicial.
Se você tiver o mesmo tipo botânico de óleo essencial de diferentes fornecedores, pode ser útil avaliar o aroma simultaneamente usando uma tira de teste de fragrância diferente para cada óleo. Você pode então fazer uma comparação com o passar do tempo.
*As tiras de teste de fragrância também são conhecidas como tiras de perfume e mata-borrões de fragrância. Vários anunciantes da os vendem. As tiras de teste de fragrância tendem a ser feitas de papel branco grosso e geralmente (mas nem sempre) têm cerca de 6" de comprimento e um formato de pá exclusivo.
Fadiga Olfativa
Você já foi jantar na casa de alguém e imediatamente notou o aroma delicioso que exalava da cozinha? No início, o aroma cheira forte. Então, com o tempo, você se adapta ao aroma e começa a quase não perceber, mesmo que tente. Isso é conhecido como fadiga olfativa, às vezes também conhecida como adaptação olfativa . Um fenômeno temporário semelhante ocorre ao cheirar vários aromáticos em um curto intervalo de tempo. Você não consegue mais distinguir totalmente o aroma de um óleo essencial ou distinguir facilmente um óleo essencial de outro. Portanto, é melhor avaliar apenas um ou dois óleos essenciais por vez.
Faça pausas frequentes para minimizar o risco de fadiga olfativa durante as avaliações aromáticas. Cheirar grãos de café pode ser útil para minimizar a fadiga olfativa.